24 novembro 2010

Como funciona um GPS??

Com o G P S (Sistema de Posicionamento Global), podemos dizer facilmente em que parte do Globo Terrestre nos estamos neste instante, durante as 24 horas do dia, usando para isso uma serie de sinais transmitidos por satélites.
Saber onde você se encontra, constitui uma poderosa ferramenta para sua pessoa. Imaginemos a possibilidade de colocar sua barraca de campanha na esquina exata da quadricula em uma VHF DX, ou informar continuadamente sobre sua posição quando estiveres monitorando um evento público, ou numa situação de emergência para citar como exemplo. O GPS foi projetado precisamente para o Governo dos EE,UU., com o objetivo de prover um serviço de posicionamento tanto para o pessoal civil como o pessoal militar. Com um receptor GPS portátil podeis determinar sua posição, o sentido da marcha, velocidade ou gravar os pontos de parada numa rota determinada, basta usar uma interface com um computador para ir delineando uma rota sobre um mapa, ou transmi tir sua localização para as outras pessoas.
Agora, estes receptores tem se colocado a um nível de preço que os fazem acessíveis para um cidadão médio, e todas as pessoas estão aproveitando as vantagens desta nova tecnologia. Agora bem : Como funciona o sistema GPS? O que necessitas saber para adquirir inteligentemente um receptor? Tudo isso é o que vou tratar neste artigo que nos ocupa.
Como funciona :
Vou contar um pouco da história desta tecnologia :
O sistema GPS consta com 24 satélites postos em órbita ao redor do Globo Terrestre, cada um esta a uma altura de 21.000 kilometros aproximadamente, e com uma inclinação de 55 graus em relação ao equador. Cada um dos satélites da mais ou menos uma volta ao redor da Terra a cada 12 horas. Basicamente, estes satélites seguem umas estações baliza que transmitem em 1575.42 MHz. Logo, já em terra firme, um receptor GPS deve tomar as medidas de pelo menos quatro dos mencionados satélites para assim determinar a posição exata.
Tão pequeno e tão atrativo como deveria ser, porem resulta que não há nada corrente no interior deste dispositivo. Consta de um analisador de espectro aberto extremamente sensível, um relógio ultra preciso e uma sofisticada calculadora matemática. Falando um pouco da tecnologia de espectro aberto, direi que o sinal transmitido é separado através de uma banda passante bem larga usado para enviar uma mensagem codificada a grande velocidade. É por isso que logras sintonizar um sinal deste tipo, o mais provável é que ouças apenas um som de fundo. Um receptor de espectro aberto deve auto sincronizar-se com a mensagem recebida para poder detectar adequadamente o sinal da portadora. Isto não resulta ser uma tarefa fácil.
Uma vez que o receptor GPS esta sintonizado com o transmissor, tanto como para poder falar, por exemplo, o GPS grava os dados que possa necessitar do sinal do satélite. Para calcular a distância com re speito a um passarinho, o receptor GPS deve ser capaz de determinar as diferenças horárias entre o momento em que foram enviados os dados e o momentos em que são recebidos de volta. Ou seja, o tempo total requerido para que o sinal chegue ate o satélite e de volta ate o receptor GPS. Como o sinal move-se a velocidade da luz (300.000 kilometros/s), o receptor pode calcular a distância facilmente baseando-se no citado tempo.
Vejamos : Distância em Km. = 300.000 km/s. X Tempo que tarda em segundos.
Este tempo de transmissão é enviado diretamente pelo próprio satélite e é conhecido como mensagem de navegação Nav. Message), e o de recepção é determinado por um preciso relógio interno do receptor. Desta maneira, para esse tipo de técnica funcione com precisão que se espera, o citado relógio deve funcionar com uma exatidão similar aos que dispõem os satélites. Isto significa ser um relógio bastante caro, por tanto não servem os que encontram-se ab itualmente nos estoques das lojas, e muito menos os que são encontrados a venda por ambulantes, como compreendeis. Para manter relativamente baixo o custo para todos os receptores, recorre-se a uma quarta cifra, não precisamente denominada, compensação do relógio, que é calculada a partir das medidas realizadas pelo aparelho receptor GPS.
Esta nova cifra, quando é combinada com a super precisa marca de tempo transmitidas pelos satélites GPS, permitem que o receptor mostre em tempo real com um erro de menos de um microsegundo, assim pode-se trabalhar em uma relação sumamente precisa. Desta maneira, combinando as distâncias medidas entre a sua posição e os diversos satélites, o receptor pode “mostrar”, onde encontreis, em qualquer lugar do Mundo. Dependendo de sua posição, a uma determinada hora pode-se dar a circunstância em que precisamos abordar cinco a deis satélites.
Então como o receptor GPS sabe quais os satélites que encontram-se ao seu alcance?
Pois o receptor GPS possui uma memória não volátil em que mantém uma espécie de almanaque de todos os satélites GPS. Esta lista de satélites vai atualizando-se de maneira continua quando o receptor GPS esta em funcionamento, por meio das mensagens de navegação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário